Levíssimo? Cadê o ‘peso’ da gordura e do sal?

O vovô, na maior das boas intenções, diz: “Tá doente? Come uma bolachinha de água e sal”. Nos hospitais Brasil afora, principalmente nos privados, é comum ver a dita cuja servida de lanchinho aos pacientes. Pô, pessoal, levíssimo onde? A coisa aí tá alta em gorduras saturadas e – ah, quem diria? – sódio!

Só pra avisar: o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas) concorda com a foto,

E vamos, de novo, tadinhas, às recomendações da Organização Mundial da Saúde, que falam em consumo diário de sódio de até 2 gramas, o que corresponde a menos de uma colher de chá rasa de sal diariamente. Vale lembrar: essas substâncias podem causar obesidade, pressão alta, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.

Ao conjunto de ingredientes, pois, lembrando que o primeiro da lista é que tem mais peso na composição do produto e assim por diante: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, permeado de soro de leite, açúcar, farinha de rosca, sal, emulsificante: lecitina de soja e fermentos químicos: bicarbonato de amônio e bicarbonato de sódio. contém glúten. contém lactose. alérgicos: contém derivados de trigo, soja, cevada e de leite. pode conter centeio, aveia, triticale, amendoim, amêndoa, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará, gergelim, nozes e ovos.   

Tabela Nutricional

Valor energético 120 kcal = 504 kJ = 6%

Carboidratos 17 g = 6%

Proteínas 3,3 g = 4%

Gorduras totais 4,3 g = 8%

Gorduras saturadas 2,0 g = 9%

Gorduras trans 0 g = **

Fibra alimentar 1,2 g = 5%

Sódio 135 mg = 6%

.

Navegue por tags

Matérias relacionadas