Macarrão instantâneo Nissin Turma da Mônica: suave pra quem?

Pelo jeito, a Mônica e o Cebolinha não chegaram num acordo com a galinha. Se os dois da turminha são só sorrisos, a nossa amiga de penas e bico tá bem braba com o pacote cheio de sal, gordura e gorduras saturadas em que meteram ela com o nome de “condimento preparado sabor galinha”.

E a embalagem ainda diz que é suave. Suave pra quem?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de sódio não passe de 2 gramas, o que corresponde a menos de uma colher de chá rasa de sal diariamente. O pacotinho aí tem mais de 1,5 grama, ou seja, quase o valor total pra um dia. Segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), o produto é alto em sódio, gorduras e gorduras saturadas. Vale lembrar: essas substâncias podem causar obesidade, pressão alta, doenças cardíacas,  acidente vascular cerebral e câncer.

Dá uma olhada nos ingredientes e na tabela nutricional do macarrão instantâneo da Nissin e entenda por que a galinha tá dando pulos de raiva.

Ingredientes

Macarrão: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, vitaminas B3 (niacina), B6 (piridoxina), B2 (biboflavina) e B1 (tiamina), reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.

Tempero em pó: condimento preparado sabor galinha, sal, açúcar, cenoura em pó, extrato de levedura em pó, mandioquinha em pó, molho de soja cloreto de potássio, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, antiumectante dióxido de silício, corantes caramelo IV II, corante natural cúrcuma.

Contém glúten, soja, leite e aipo, e pode conter traços de crustáceos, ovos, pescados, mostarda e gergelim, e derivados.

Informação nutricional

Qtde. por porção % VD*
Valor energético 376.2 kcal = 1579 kJ 19
Carboidratos 52 g 17
Proteínas 8.3 g 11
Gorduras totais 15 g 27
Gorduras saturadas 6.8 g 31
Gorduras trans 0 g 0
Fibra alimentar 2.4 g 10
Sódio 1512 mg 63
Tiamina (Vitamina B1) 0.84 mg 70
Riboflavina (Vitamina B2) 0.91 mg 70
Niacina (Vitamina B3) 11 mg 69
Vitamina B6 (Piridoxina) 0.91 mg 70

 

 

Por Redação

Matérias relacionadas