De quem é o ar?
No último episódio da série Faroeste carbono, quilombolas do interior do Pará se deparam com a linguagem cifrada das empresas que …
Os gringos e o novo ouro da Amazônia
Um dos maiores crimes da história do Reino Unido encontra uma comunidade extrativista no interior do Pará. O segundo episódio da s…
Tem algo estranho no ar
Histórias reais: por trás de termos difíceis, cálculos opacos e metodologias complicadas, o mercado de carbono esconde pessoas. O …
O milagre do whey
Os suplementos proteicos são os mais vendidos dentro da categoria de suplementos alimentares. E o whey protein, longe de sair de m…
O império da proteína
Mapeada no século 19, a proteína foi convertida em um agente político e econômico. Enquanto as gorduras e os carboidratos atravess…
Até que o progresso nos separe
Por que a ideologia do progresso segue de pé? Durante meses, nossa equipe reflete sobre o significado de um conjunto de ideias que…
Quem ganha com a obesidade?
A obesidade é um dos grandes temas no debate contemporâneo sobre saúde. Enquanto o discurso biomédico a mantém no rol das patologi…
Quem pode dar o peito?
A capacidade de engravidar e parir foi, por muito tempo, a grande definição do que é ser mulher. Nas últimas décadas, porém, homen…
Amamentar: antes de ser um direito
As amas de leite foram, por muito tempo, as principais responsáveis pela nutrição infantil. Anúncios de jornais comprovam que o se…
Agroecologia não é mercadoria
O termo é relativamente recente, mas os saberes são antigos e, com muita resistência, cultivados. Agroecologia é o tema deste epis…
É impossível comer um só
Os ultraprocessados mexem com a nossa cabeça de jeitos inesperados. As primeiras descobertas científicas sobre a relação entre cér…
Cimento, açúcar e aditivos
A resolução brasileira sobre aditivos alimentares tem quase duas mil páginas de substâncias liberadas para uso. O que sabemos sobr…
Vale por um bifinho?
Ninguém melhor do que o Danoninho soube usar a ciência para uma construção de marketing que dura décadas. O reducionismo nutricion…
Ultraprocessados, uma relação tóxica
O Prato Cheio de hoje é sobre relacionamento abusivo. Ao longo de quatro semanas, a série “A máquina de criar problemas” irá desco…
A cidade das marcas
Metrô Coca-Cola, uma epidemia de Oxxo e parques convertidos em smart places para publicidade: a Cidade das Marcas tá ON. Este epis…
A invenção do futuro (e agora, Lula?)
O século 21 pertence ao planeta ou ao mercado financeiro? O último episódio da série “O feroz e o encantado” retorna às perguntas …
A invenção do indivíduo (a fé e o conformismo no reino de agrus)
Obrigadas a contemplar as miragens do progresso, algumas lideranças indígenas se veem atraídas pelo canto do agro. O terceiro epis…
A invenção da pobreza (de como nascem os problemas)
Os povos indígenas são pobres? Ou pobre é a régua de quem define os parâmetros de riqueza a partir do olhar dos brancos? Os Manoki…
A invenção da propriedade privada (de como nasce a desigualdade)
A série “O feroz e o encantado” investiga o avanço do agronegócio sobre as terras indígenas, e discute o significado desse process…
No rastro das frutas de exportação
A Europa é o maior mercado consumidor das frutas brasileiras. Pelo menos, até agora. Isso pode mudar a partir da recente conquista…
Cuidado ou exploração: Quem cozinha no natal?
Funções de cuidado são majoritariamente feitas por meninas e mulheres ao redor do mundo. Mal pago ou não remunerado, o trabalho de…
Agrotóxicos: doença e perseguição
Já parou pra pensar no que tem de agrotóxico nos alimentos que você compra? É difícil saber, já que a Anvisa está há três anos sem…
Tirar o leite das crianças, pode?
O Brasil tem mais programas de distribuição de leite que vendedoras da Natura. Alguns deles estão há anos em execução e nunca pass…
Quando a soja atropela a maloca
A febre da soja atinge agora as terras indígenas. Impulsionado por Bolsonaro, esse processo marca um antes e depois na discussão s…
Os ultraprocessados tiram onda na inflação
2022, um ano histórico: pela primeira vez, o preço dos ultraprocessados é, na média, mais barato que o de alimentos frescos. Um po…
A agroinflação não será televisionada
Nó no estômago e angústia: a ida à feira ou ao mercado passou a representar uma experiência desagradável para a maioria das famíli…
A maior ausência das eleições | Drops eleições 2022
Esse ano, os ultraprocessados vão se tornar, na média, mais baratos que os alimentos in natura e minimamente processados. Mas já n…
No Nordeste de Bolsonaro, ovo é coisa de rico
Quando ovo virou coisa de rico, a Feira de Caruaru, conhecida pelo artesanato e pelo legado do Mestre Vitalino, já estava tomada p…
O agro brasileiro alimenta o mundo? | Drops eleições 2022
Quantas vezes você já ouviu que o agronegócio alimenta o mundo? Representantes do setor dizem que os produtos agrícolas que saem d…
Nordeste: fome, falta e manipulação
Ser nordestina é carregar consigo, na origem, nos sotaques, uma série de estigmas advindos de um país extremamente classista. No p…
Ninguém é empreendedor de p… nenhuma | Drops eleições 2022
Nos últimos anos, vivemos grandes transformações no mundo do trabalho. Mais de 40% da população ocupada é de trabalhadores informa…
Por que o agro odeia o Lula?
Espera. O agronegócio odeia o Lula? O repórter Marcos Hermanson conversa com líderes empresariais e políticos para entender os mot…
A nova onda dos suplementos
As marcas de suplementos alimentares prometem resolver todos os tipos de problemas com o simples uso de cápsulas, comprimidos e at…
Agro: monocultivo de doenças
O que está acontecendo que estamos adoecendo mais? A partir de uma das capitais do agronegócio, a repórter Anelize Moreira procura…
As Escalas da Fome
O que une e o que separa os brasileiros em situação de insegurança alimentar? Neste episódio do Prato Cheio mostramos o cotidiano …
Que fome é essa?
Como o país que diz alimentar o mundo tem tantas pessoas passando fome? Investigamos quais são os fatores que resultaram no atual …
Calibã, o agro e as bruxas
O que o Brasil de 2022 tem a ver com a Europa da Idade Média? Para além do óbvio, este episódio analisa como a perseguição às brux…
A guerra cultural do agronegócio
Abandonados pela Funai, povos indígenas são rodeados e assediados pelo agronegócio, que avança sobre milhares de hectares antes pr…
Ideias para acelerar o fim do mundo
Assentamentos inundados pela soja. Grilados. Ou expulsos após vinte anos produzindo alimentos. Nas capitais do agronegócio, a prod…
Venha investir na sua própria fome
Novos investimentos abriram o mundo do agronegócio para pessoas comuns. A partir de R$ 100, você pode entrar em fundos de investim…
Quando a Faria Lima encontra a boiada
Exclusivo | Uma longa investigação revela como o agronegócio e o mercado financeiro se uniram. O crescimento vertiginoso do volume…
A gangorra da alimentação escolar | Série alimentação escolar #2
O maior programa de combate à fome do país, que fornece alimentação escolar para milhões de pessoas, está ameaçado pela sanha bols…
O vazio no prato das escolas | Série alimentação escolar #1
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das políticas públicas mais antigas do Brasil. Atende mais de 40 milhões d…
O que o Milton Santos diria do iFood?
Vinte anos sem Milton Santos. Para mostrar a atualidade absurda do professor de Geografia da USP, um dos maiores pensadores do Bra…
Nem exame nem funeral
A maior corporação de carnes do mundo tenta esconder surtos de uma doença infecciona em seus frigoríficos no Mato Grosso. Mas o re…